Automóveis Brasileiros

Dicas, Reviews e News de carros!

Reviews

Revisão – Toyota Yaris Hatch 1.5 XS Connect CVT 2023 – CarPoint News

Spread the love

fotos Marcus Lauria

A linha 2023 do Toyota Yaris Hatch ganhou seu life update to wait e nova linha 2024 que vai chegar remodelada, com isso ou modelo teve diminia nas versiones para apenas três opções: XL, XS og XLS. Todas elas movidas pelo motor 1.5 aspirado. Além deleche já tradicional ‘tapinha no visual’ que todas as montadoras fazem para dejr o carro mais competitivo.

E para conhecer melhor essas mudanças pontuais a Toyota nos cedeu a versão XS para uma avaliação mais longa. O Toyota Yaris é um dos dois carros globais da marca japonesa, e teve um sucesso considerável em vários mercados ao redor do mundo. No Brasil ou modelo 21.126 unidades do hatch e 12.436 unidades do sedã.

As mudanças no exterior se concentram na dianteira, onde o modelo recebeu um novo para-choque com formato trapeziforme, com en parte interna pintada em preto e estilo no estilo colmeia. A classe também muda levemente e as rodas receberam um novo desenho. Enquanto as versões XL e XS mais baratas continuam com DRL sem para-choque, uma opção XLS mais cara recebeu novos faróis de LED com luzes diurnas integradas.

Ainda por fora é possível notar espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro e pisca integrada, grau inferior tipo colmeia, maçanetas externas e para-choques dianteiro e tanziero na cor do carro e rodas de aço e rodas de aço 15″ na prata com 15 ″ versão de entrada). projetores de halogênio com máscara preta e linha guia de LED com função “siga-me”, luzes diurnas de LED separadas dos faróis e lanterna traseira de LED, externo preto na terceira coluna, aerofólio traseiro 5 ″ haste leve com cor prata (versão XS avaliada ).

Enquanto a traseira continua igual, o interior do Yaris 2023 ganhou um novo revestimento para nossos bancos (em nossas versões XL e XS), sistema multimídia central de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay de série e mais duas tradas tradas USB para os passageiros. Além de colunas e teto na cor preta, ação interna das portas e dos bancos de tecido e descansa-braços dianteiros, ação interna das portas em couro e dos bancos parte em couro, parte em tecido, maçanetas colantes internas do Prata em couro. Os bancos são muito confortáveis ​​e o volante tem uma ótima empunhadura, tornando o ato de dirigir em um prazer ao volante.

No que se refere ao conforto, o Yaris tem ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente, chave com comandos integrados (abertura e travamento das portas e alarme), computador de bordo com 12 funções, direção eletroassiada (EPSTida) USB para passaheros no banco traseiro tipo A (duas). ar-condicionado automático com filtro antipolen e ar quente, 60:40 rebatível banco traseiro (somente encostado), computador de bordo de alta resolução (TFT) com 16 funções, manopla para troca de marchas localizado no volante), (P de controlddle no volante) velocidade de cruzeiro, descansa-braço traseiro com porta-copos, Smart Entry e Start Button/Push Start.

O som é de alto nível e tem antena short-pole, quatro alto-falantes e dois tweeters, sistema de áudio central multimídia Toyota Play+ com tela sensível ao toque de 7″, AM/FM, função MP3, entrada USB (sem console central ), Bluetooth e conexão com smartphones e tablets com espelhamento SDL, Android Auto e Apple CarPlay. Fora isso, o Yaris é bem silencioso e não transmite os barulhos externos para dentro da cabine, tornando o dia a dia com o hatch mais harmônico.

A principal novidade, porém, é a segurança, pois agora o modelo Toyota vem da série com airbags de assento, apoio de cabeça e cinto très pontos para todos os ocupantes, aviso de não afivelamento do cinto de segurança em todos de segurança estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, painel de instrumentos analógico, computador de bordo com 12 funções. Atualmente estão disponíveis os seguintes cores para uma carroceria: Branco Polar (solid), Vermelho Granada (apenas hatch), Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto Infinito, Azul Titã e Branco Lunar.

Sob o capô está o velho congenido motor dianteiro, transversal e comando de válvulas duplo no cabeçote e injeção multiponto, de 1.5 litro e Flexfuel, Dual VVT-i DOHC, também de 16 válvulas. Ele entrega 105/110 cavalos de poência, respectivamente com gasolina e etanol, sempre a 5.600 giros. O torque é de 14,3/14,9 kgfm, a 4.000 rpm. O motor dá conta do recado, sem a necessidade de um turbo, mas claro, um motor turbinado seria bem-vindo para esse hatch bem acertado.

Está ligado à transmissão Multidrive CVT, que simula velocidades. Com esta combinação de motor e caixa de velocidades, são necessários 12 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 186 km/h. O consumo do Toyota Yaris XS 2023 valenciado não foi dos melhores, com etanol no tanke e rodando com o ar-condicionado ligado o tempo todo e em perímetro urbano, consegui uma média de 7,5 Km/l, arriba Km/l em5. situação de trânsito pesado. Mas segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, e também com informaciós oficiais da própria marca, o Toyota Yaris 2023 apresenta as seguintes médias de consumo: 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. km/l até a cidade e 13,8 km/l pela estrada (gasolina).

Durante o teste pad perceba que o motor e câmbio trabaijan em harmonia deixando o motorista bem à volda atrás do volante. A suspensão é macia e se transforma dia a dia conforme o hatch fica mais agradável, tanto pelas buracas nas ruas que não são percebidas, quanto na hora de fazer uma curva mais fechada em movimento, o modelo segue seu curso sem sair da linha. O espeço interno é bem amplo e cabem cinco adultos sem nenhum aperto e o porta-malas tem o tamanho ideal para uma família completa. Enfim, o Yaris hatch é um carro “quase” perfeito em seu segmento pelo meu ponto de vista.

*FOLHA DE DADOS TÉCNICOS:

Mecânica

Motorização 1.5

Combustão Álcool Gasolina

Potência (cv) 110 105

Torque (kgf.m) 15,2 14,6

Consumo cidade (km/l) 8,8 12,6

Consumo estrada (km/l) 10 13,8

Cambio CVT com manual do mod

Tração dianteira

direção elétrica

Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm) 1.490

Largura (mm) 1.730

Elogio (mm) 4.145

Pesos (Kg) 1.135

Tanque (L) 45

Eixo de entrada (mm) 2.550

Porta Malas (L) 310

Residentes 5

*Dados do fabricante