Automóveis Brasileiros

Dicas, Reviews e News de carros!

Reviews

Revisão – Fiat Mobi 1.0 Trekking 2023 – CarPoint News

Spread the love

fotos Marcus Lauria

O Mobi é um carro subcompacto e voltado para o uso ário na cidade. O modelo da Fiat vem tendo um otímio desempenho em vendas e está fazendo muito bem o seu papel de substituto o Uno. O hatch está em sua sétima atualização, com uma alta inesperada nos preços. Entretanto, ainda leadera o posto de carro mais “barato” do Brasil em sua versão de entrada Like (a partir de R$68.990,00).

Avaliei por uma semana a versão topo de linha Trekking e pude perceber as vantagens e a preservação de ter esse modelo na garagem. Com visual moderno o mobi foi pensado para encarrar as ruas e avenidas com muita robustez. O Mobi atualmente briga somente com o Renault Kwid e sai na frente nessa disputa em relação ao preço e modernidade.

O Mobi atual é bem robusto e a versão avaliada é tratada para quem quer uma opção com características “aventureira”. Um dos destaques do exterior são as rodas que possuem uma ação exclusiva escurecido (opcional), mas a versão mais “pelada” vem com calotas exclusivas com o mesmo movimento.

Outro elemento que se destaca são os faróis com máscara preta, além da já conhecida tampa black-out em vidro de alta resistência na traseira do modelo. Esta foi pensada para os impactos do torcedor, reduzindo os riscos em caso de acidentes e dechir o porta-malas mais leve. Além do teto bicolor e o capô com um adesivo no melhor estilo “tribal”.

Por dentro o Mobi é bem simples e com equipamento em plástico hardo em alguns pontos. Agora online 2023 o console de teto oferece mais uma opção de porta-objeto (ótimo para guardar oculos de sol). Ja o espelho auxiliar amplia a visão do motorista. Logo, dá para ação com segurança quem está no banco de trássoir (somente na versão Trekking). Além disso, oferece direção hidráulica que facilita as manobras e locomoção no trânsito pesado das grandes cidades Como ele é pequeno, cabe em qualquer vaga além de ser ágil em todos os momentos.

Os itens de fabricação do Fiat Mobi também são parte fundamental de um veículo. Essas formas, podem servir de base para uma avaliação de custo x benefício para o usuário. Confira a lista: Vidros Elétricos Dianteiros (one Touch E Anti Esmagamento) E Travas Elétricas Nas 4 Porta S; Confira Quadro De Instrumentos (movimento de boas-vindas); Retrovisores Externos Com Comando Interno Mecânico; Grau Dianteira Texturizada; Tomada 12v; Gancho Universal Para Fixação Cadeira Criança (isofix); Drive By Wire (Controle Eletrônico Da Aceleração); 3 Apoios De Cabeça Do Banco Traseiro; Luz De Leitura Dianteira Com Interruptor Na Porta Lado Motorista E Passageiro; Hsd (high safety drive) – Airbag Duplo (motorista E Passageiro) E Freios Abs Com Ebd; Válvula Antirrefluxo De Combustível; Ar Condicionado; Banco Traseiro Rebativo; Cinto De Segurança Traseiro Retrátil 3 Pontos; Hcss (partida A Frio Sem Tanque Combustível Auxiliar).

Além de para-choques Na Cor Do Veiculo; Espelho No Parasol Lados Motorista E Passageiro; Bolsa Porta-objetos E Porta Garrafa Nas Portas Dianteiras; Pára-choques Exclusivo; Direção Hidráulica; siga-me para casa; Suspensão Elevada; Porta Malas Com Tapete Em Carpete; Ace (sinalização De Frenagem De Emergência); Computador De Bordo (distância, Consumo Médio, consumo Instantâneo, Autonomia); luzes de freio; Quadro De Instrumentos Com Iluminação A Led E Display Digital De 3.5 Polegadas (conta-giros, Indicador De Trocas De Marchas, Odômetro Parcial E Total, Relógio Digital, Indicação Do Nível De Combustível E Temperatura Do Motor); Chave Desmodrômica Com Código Fiat 2ª Geração; Pré Disposição Para Rádio (2 Alto-falantes Dianteiros); Console Central Com Porta-objetos E Porta-copos (2 Dianteiros E 1 Traseiro); Barra De Proteção Nas Portas, entre outros.

Entre os itens de satisfação da versão Trekking, a marca também oferece uma linha de acessórios, como: Câmera de ré; Bolsa para malas; Pedaleiras esportivas; alerta; Bagageiro tubular de teto e Barras transversais de teto. Atualmente a linha 2023 tem os seguintes cores disponíveis: Preto Vulcano; Vermelho Montecarlo; Branco Banchisa; Fala Bari; Cinza Silverstone; Cinza Strato (excluindo trekking).

Sob ou capô está ou velho conhecido motor 1.0 Fire EVO flex, de quatro cilindros, e cambio manual de cinco marchas. Esse motor gera 71 cv de potência com gasolina e 75 cv com etanol, e desenvolve 9,3 kgfm de torque com gasolina e 9,7 kgfm com etanol. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,9 segundos com etanol e 14,4 segundos com gasolina, enquanto a velocidade máxima é de 152 km/h.

Quanto ao desempenho na econômica, o Fiat Mobi atinge 12,7 km/litro na cidade e 14,3 km/litro na rodovia. Isso quando abastecido com gasolina. Com tanque de combustível de 47 L de capacidade, o Mobi Trekking é capaz de rodar mais de 700 km com o reservatório cheio. Porem, com etanol a capacidade de rodagemé de 9,9 km/litro na estrada e 8,8 km/litro na cidade. Dessa forma, apresenta um consumo maior de combustível que a média dos veículos populares. O Mobi Trekking 2023 parte de R$ 72.290,00.

*FOLHA DE DADOS TÉCNICOS:

Mecânica

Motorização 1.0

Combustão Álcool Gasolina

Potência (cv) 75 73

Torque (kgf.m) 9,89 9,48

Velocidade Máxima (km/h) 154 161

Tempo 0-100 (s) 13,4

Consumo cidade (km/l) 8,7 12,6

Consumo (km/l) 9,7 14,2

Manual Cambio para 5 de março

Tração dianteira

direção hidráulica

Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e mola helicoidal.

Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e mola helicoidal.

Dimensões

Altura (mm) 1.542

Largura (mm) 1.685

Elogio (mm) 3.566

Pesos (Kg) 940

Tanque (L) 47

Eixo de entrada (mm) 2.305

Porta Malas (L) 215

Residentes 5

*Dados do fabricante