Automóveis Brasileiros

Dicas, Reviews e News de carros!

Reviews

Revisão – Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo Premier (Aut) 2023 – CarPoint News

Spread the love

Fotos: Marcus Lauria

Por ser um relativo modelo novo no mercado, as novidades da linha 2023 para o Onix Plus foram sutis. Visualmente, a versão mais cara Premier, avaliada pelo site por uma semana recebeu novas rodas, agora polidas, que continuam com 16 polegadas. Alem de algumas novidades no interior. O modelo perdeu ou ar-condicionado digital de série, sendo que agora o equipamento é um opcional.

A Chevrolet apresenta na linha 2023 ao Onix Plus a duração do festival de música Lollapalooza sem passado, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), nº 25, 26 e 27 de março. A Chevrolet estreou como patrocinadora máster do Lollapalooza Brasil em 2014 e, desde então, apresenta a cada edição algumas novidades importantes relacionadas ao Onix. Atualmente o sedã é oferecido em sete versões e conta com duas opções de motores: 1.0 aspirado flex (gasolina/etanol), aliado sempre ao câmbio manual de seis marchas, e 1.0 turboflex – com opção manual ou automática também.

Por fora, como dito anteriormente, o Onix Plus Premier ganha rodas aro 16 com novo design com superfície usinada, fundo escurecido metálico e aros “flutuantes” cromados para combinar com o friso das maçanetas das portas no mesmo tom. Os novos itens ampliam uma lista já composta por Equipamentos Como Sensor de Ponto cego, assistente de stadionamento automático e bancos com vezamento premium.

Todos os veículos da linha 2023 trazem ainda o pacote mechánico néctituatualizado no início do ano, com mudanças na calibração do motor e da transmissão, nossos sistemas eletrônicos, o escapamento, a indução e o armazenamento da distribuição. Tudo isso trouxe melhor dirigibilidade ao veículo e significativa redução na emissão de gases.

Outra mudança em relação ao modelo anterior é a central multimídia, que vem de série com tela de 8 polegadas, mas agora apenas com espelhamento por cabo via Apple CarPlay. Uma opção de Android Auto foi descontinuada temporariamente, tudo por causa da crise dos semicondutores. Agora e multimídia não são Bluetooth e fáceis de conectar 4G Wi-Fi. Uma lista de itens de série ainda conta com banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, travas og vidros elétricos, ar-condicionado e quatro alto-falantes.

Desde na versão de entrada, LT 1.0 MT, ou sedã de série como: Seis airbags; alarme; cicatriz condicionada; assistente de partida em aclive; aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros; banco traceiro bipartido e rebatível; chave tipo canivete; cinto de segurança do motorista com ajuste de altura; computador computador; sistema de som com quatro alto-falantes (dois tweeters e dois dianteiros); limitador de velocidade; controle eletrônico de estabilidade e tração; volante multifuncional; direção elétrica progressiva; rádio AM/FM com MP3/WMA, Bluetooth e entrada USB dupla para carregamento; rodas de aço aro 14 com calotas; travas e vidros elétricos nas quatro portas; vidros com função “um-toque”, antiesmagamento e fechamento/abertura pela tecla. As vagas na configuração do Premier, disponíveis no site, são ofericidas ou ar-condicionadas digitalmente. Vale remarbar que antes era item de série, mas dejjo de ser obenado por causa da crise dos semicondutores.

O modelo Premier é equipado com mais equipamentos de segurança, entre eles alerta de ponto cego, luzes diurnas (DRL), monitoramento da pressão dos pneus, lanterna e LED e sensor de estacionamento. As cores disponíveis para a carroceria do sedan são preto Ouro Negro, banco Summit, cinza Satin Steel, vermelho Carmin, prata Switchblade e azul Seeker.

O Chevrolet Onix Plus 2023 avaliado traz motor 1.0 Ecotec turbo flex, de três cilindros que gera 116 cv de poencia com os dois combustíveis e torque máximo de 16,8 kgfm com etanol e 16,3 kgfm. No conjunto há um câmbio automático de seis marchas (há ainda a opção de câmbio manual de seis marchas). Segundo dados de fábrica, uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos. Velocidade máxima de 187 km/h. O motor foi ajustado para o novo padrão Proconve PL7 para redução de poluentes.

Embora tenha um pequeno atraso, o propulsor entrega potência de forma linear e progressiva a qualquer solicitação do motorista, uma resposta vem rapidamente à pressão do acelerador. O resultado fica mais evidente a partir de 1.800 RPM com entrega total do turbo. Mesmo sento um motor de três cilindros – arquitetura que normalmente vibra um pouco mais – peregom no Onix o isolamento acústico está bem preparado para isso. O que torna o motor é ágil, e até esportivo, quando exigido.

Dirigindo na cidade é possível notar que a suspensão tem um ajuste confortável, peromé é bem firme e otima para enfrentar todos os tipos de vias de baixa qualidade no Brasil. Um item bem usado é o sistema de assistência ao estacionamento, que permite que seja feto paralelamente e em ambas as mãos, bem como perpendicularmente a 90°.

Para quem quer dominar o carro existe a possibilidade de trocas de marchas de forma sequencial por um botão duplo na lateral, mas dificilmente é usado, seja pela qualidade do ajuste de transmissão, ou pela adequação de se trocar as marchas pelo botão. A posição não é agradável e difícil de trocar. Os freios também funcionam muito bem, mesmo se tratando de disco apenos no eixo dianteiro, e tambor no tájarsi.

Já o consumo na cidade, segundo o INMETRO, é de 8,4 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina og na estrada fica em 12,2 km/l com etanol e 16,8 km/l com gasolina. O preço parte de R$ 113.390 na versão avaliada Premier. Disponível para Latin NCAP, ou Onix Plus para 10 estrelas, e classificação Advanced Award – relativa à proteção do pedestre.

*FOLHA DE DADOS TÉCNICOS:

Mecânica

Motorização 1.0

Combustão Álcool Gasolina

Potência (cv) 116 116

Torque (kgf.m) 16,8 16,8

Consumo cidade (km/l) 8,6 12

Consumo (km/l) 10,9 15,7

Câmbio automático com modo manual a partir de 6 de março

Tração dianteira

direção elétrica

Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e mola helicoidal.

Dimensões

Altura (mm) 1.473

Largura (mm) 1.730

Elogio (mm) 4.474

Pesos (Kg) 1.112

Tanque (L) 44

Eixo de entrada (mm) 2.600

Porta Malas (L) 469

Residentes 5

*Dados do fabricante