Automóveis Brasileiros

Dicas, Reviews e News de carros!

Reviews

Revisão – Renault Oroch 1.3 TCe Outsider CVT 2023 – CarPoint News

Spread the love

por Marcus Lauria (texto e fotos)

Eu sempre gostei da Renault Oroch, mesmo com opinião contrária de amigos e leitores do site. Apesar de as linhas não serem tão atrativas como as do seu principal concorrente e o interior ser mais sóbrio (antes do elevador de cara), sua forma robusta e sua performance sempre me agradaram exata por ser uma picape mais raiz (mesmo a concorrente tendo uma versão diesel e com tradução nas 4 rodas). E agora com a linha 2023 esses atributos evoluíram para melhor deixando uma picape media da Renault ainda mais atrativa para o consumidor desse segmento.

A versão 2023 da Oroch chega ao mercado com mais potência e torque com a introdução do motor turbo 1.3 TCe Flex (para a versão topo de linha avaliada pelo site), projeto externo renovado que risforca sua robustez, conclusão interna de várias novidades, trazentes renovações e novas tecnologias de conectividade, conforto e segurança, tudo isso comprovado durante o teste de uma semana.

En Oroch foi a primeira picape nacional desse segmento, que juntou o conforto de um SUV com a alsige de ter uma caçamba na medida certa, trazendo amplo entre-eixos e espaço interno, bem como suspensão independente nas quatro rodeson – Multi atrás – permissão para aquele modelo para rodar confortável e seguro em diferentes pisos. Alem de ter o tamanho ideal para rodas dentro da cidade e em shopping.

Para a linha 2023, a picape pass a ser comercializada em três novas versões: PRO, Intense e Outsider. Entre essas versões oferecidas tive a oportunidade de valorizar por uma semana a topo de linha Outsider. A principal diferença entre essas versões fica por conta da motorização, que é é 1.6 SCe, com a nova transmissão manual de seis velocidades para as duas primaras e turbo 1.3 TCe Flex (o mesmo adotado no Captur e Duster ) para um Outsider.

De acordo com a marca, o novo produto de motor turbo na Espanha traz tecnologia da Fórmula 1 como injeção central direta com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate elektronik e comando duplo de válvulas vájarís, a otimizada com mais desempenho e consumo de combustão. Todo o desenvolvimento da versão flex foi feito pela equipe de engenheiros da RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

Este motor é combinado com uma moderna transmissão automática CVT Xtronic de oito velocidades, que garante rotações vigorosas e força em todas as condições de uso. Com esta transmissão, um Oroch ganhou uma evolução no conforto, principalmente para grandes centros urbanos, garantindo também economia de combustível. Um dos seus destaques é um software de gerenciamento que simula troca de marchas no modo automático, sempre que o pedal do acelerador estiver solicitando um alto desempenho do motor.

Também é possível uma troca manual na alavanca de câmbio, basta posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. Uma opção traz Vantagem Em Performance, Especial Nas Ultrapassagens E Arrancadas, E Nas Situações de Longos Declives Como Uma Descida de Serra, Além de Reduzir Curto de Combustível Evita O desgaste e Fatiga Por Exemplo do Sistema de freios onde Éne Possí Possí Olvel Ose frear Ofe LeiOl. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou saídas de sámáforo, por exemplo. Para os nossos passageiros, uma sensação é de conforto, sem que haja qualquer tranco. Outra tecnologia aplicada para reduzir o consumo de combustível é o sistema Start&Stop, que desliga o carro automaticamente em semáforos ou outras paradas prolongadas. Este sistema moderno, muito comum nos automóveis topo de gama, garante uma economia de pelo menos 5% de combustível no trânsito urbano.

Com essa combinação, a Oroch Outsider 2019 traz ótimo desempenho com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 189 km/h. Com uma curva elástica de momento, a picape oferece força máxima em diferentes faixas de rotação, favorecendo ultrapassagens seguras, mesmo com carga. Com gasolina, ou consumo de 11 km/l a 10,5 km/l. Com etanol, o consumo é de 7,8 km/l no percurso rodoviário e 7,4 km/l no urbano.

Para renovar o design exclusivo do Oroch, a Renault se concentrou em trazer mudanças que reforçassem a robustez do modelo, então de olhar rapidamente você já percebece essas mudanças. A dianteira ganhou mais personalidade com um novo grau frontal e para-choque, bem como recebeu elementos redesenhados como o ski frontal e o recuo de neblina. Além de ampliar o visual forte da pickup, as novas linhas também ampliam o ângulo de entrada, que passa ser de 27,6º, aumante ainda mais a capacidade do modelo em situações fora-de-estrada.

O modelo também recebeu novas barras no teto, que suportam até 80 kg, santantônio redesenhado e rodas de liga leve com visual inédito, sento na cor cinza na versão Intense e com ação biton diamantado na Outsider. Atrás, novas lanternas com ação fumê e o novo logo Oroch destaca na tampa completam ou visual renovado do modelo. Em todas as versões, o protetor de caçamba é de série, aumentando a versatilidade e proteção do porta-malas.

Uma versão Outsider traz ainda um exclusivo conjunto estético de extensores de para-lamas, faróis auxiliares de neblina e frisos laterais, que tornam o modelo ainda mais robusto. Por fim, a Oroch também recebe uma cor inédita, a cinza Lune, exclusiva para o modelo.

Por dentro, o modelo chega completamente novo, com novo painel, laterais de porta e ação de bancos, que reforçam o conforto, bem como novas tecnologias para conectividade e Easy Life, para ampliar o bem-estar a bordo. O novo painel da Oroch 2023 concentra-se como principes muñecos internos. Com novo design, mais refinado e com maior qualidade percebida, traz design mais horizontal, com aeradores retangulares com ação em talk fosco, bem como botões de comandos bem posicionados ao centro, com fácil acesso.

Uma versão do Outsider é interna da Corail, sem a dor e o custo-benefício que podem ser adquiridos e consumíveis modernos do universo. O quadro de instrumentos traz novo design, com velocímetro digital ao centro, entetango ou volante também é novo, com escapado escovado og botones retroiluminados.

Assim como as versões Intense e Outsider, uma grande novidade é uma nova central multimídia em apito de 8” com EasyLink, que se conecta a smartphones com diversos Android Auto e Apple CarPlay. Além dos retrovisores com regulagem elétrica e sensores de manobra em ré de série. Uma versão do Outsider, por sua vez, inaugura outras tecnologias de conforto og comodizade em Oroch, como o ar-condicionado digital automático, câmera de ré, sensor crepuscular, que permite o acendimento automático dos raios, sensor de chuva, illuminum de chuva Me Home, que mantém nossos faróis acesos por períodos configuráveis ​​de 30 a 120 segundos, aumentando a segurança ao sair do veículo.

O Oroch 2023 traz o conforto de uma verdadeira picape, com 2.829 mm de entre-eixos, que garante espaço amplo para todos os ocupantes. Cinco passageiros viajam confortavelmente graças ao grande espaço para pernas e cabeças. Ao volante, o motorista encontra facilmente uma posição ideal para dirigir graças aos ajustes de altura do banco e da coluna de direção. A posição de dirigir elevada garante ótima visibilidade e facilita a identificação de obstáculos ao redor do veículo, garantindo maior segurança. O volante ergonômico tem tima empunhadura.

Um Oroch 2023 recebeu um pacote completo de segurança ativa que garante a segurança dos ocupantes nas diversas condições de direção e que está presente em todas as versões do modelo. Agora, uma picape é equipada com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS) e tecnologias que permitem a retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência ou perda do controle direcional, atuando individualmente em cada roda, assim como na aceleração.

Além dessa tecnologia, o novo Oroch adota o Ramp Start Assist (HSA), que mantém o veículo parado em pisos inclinados por dois segundos, até que o motorista acelere, permitindo a partida do motorista com segurança, mesmo com o carro parado. condição máxima. Outra novidade no modelo é o Anti-Caption System (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.

Um Oroch também é equipado com freios ABS com BAS (Brake Assist System) que mantém a pressão máxima de frenagem em situações de emergência, facilitando o uso do ABS e reduzindo o espaço para parar o veículo. A caçamba comporta 683 litros e 1.175 mm de largura e 1.350 mm de largura. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A tampa da caçamba suporta 80kg. Capacidade total de 680 kg.

Uma suspensão traseira independente do tipo de multilink garante maior conforto, menor nível de ruído e ótima estabilidade, independente do piso ou da carga transportada. Na linea 2023, todas as versões adotetam os pneus LTX Force da Michelin de medidas 215/65 R16, verdes e de uso misto. Uma parte Outsider disponível de R$ 137.100 e vem com todos os equipamentos da versão Intense, mais ar-ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular e de chuva, grade frontal com detalles cromados, alargadores de marôtima, capota para-lama, Santa Marítima câmera de ré, aguardar de milha auxiliares, grau do vidro tráisier, bancos com vousadament premium, roda diamantada biton e motor turbo 1.3 TCe Flex, com transmissão CVT Xtronic de oito velocidades.

Uma lista Oroch 2023 com 24 acessórios originais são exclusivos para uma picape, tanto para uma estética, quanto para uma comodidade e conforto. Nossos itens também serão oferecidos em quatro kits para os consumidores: Kit Robustez: tapete de borracha, capota marítima e santantônio; Kit Segurança: frisos de porta, trava de estepe, alarme volumétrico e câmera de ré; Kit Praticidade: estribo, espelho tilt-down, iluminación de caçamba e engate para reboque; Kit Aventura: tapete de carpete, soleira de porta, barra de teto, suporte para bicicletas e carregador para celulares por indução. Uma peça Oroch Outsider 1.3T CVT por R$ 140.900.

*FOLHA DE DADOS TÉCNICOS:

Motor

TCe 1.3 flexível

Potência/torque

Potência: 163 cv (gasolina) / 170 cv (etanol) / Torque: 27,5 kgfm

Transmissão

CVT X-Tronic automático com 8 velocidades

Suspensão

Dianteira: McPherson com barra estabilizadora e choques hidráulicos telescópicos. Traseira: Multibraços com hastes independentes, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos telescópicos.

consumo

Ciclo urbano: 7,4 km/l (etanol) / 10,5 km/l (gasolina) – Ciclo estrada: 7,8 km/l (etanol) / 11,0 km/l (gasolina)

Roda e Pneus

Rodas com aro de 16 polegadas. Pneus 215/65 R16

Freios

Dianteiro: Disco ventilado / Traseiro: Tambor

Pesos

1432kg

Dimensão

Preço em altura: 4.719 mm Altura em altura: 1.834 mm Altura em altura: 1.694 mm

Capacidade

Carga: 650 kg / Tanque: 45 L

*Dados do fabricante