Automóveis Brasileiros

Dicas, Reviews e News de carros!

Reviews

Avaliação – Chevrolet Onix 1.0 Turbo RS Aut. 2023 – Notícias CarPoint

Spread the love

Fotos: Marcus Lauria

Exatamente meu caro leitor, o Onix Rallye Sport (é isso que a sigla RS significa) é feito para quem curte carro com visual esportivo, nervoso, “tunado”.Mas veja bem, a progressividade se limita ao visual… mesmo 1.0 turbo af 3 cilindro e injeção indireta que equipam as deimais versões. Por falar em versões, a RS está situada entre a LT e a LTZ… Ou seja, eller carro tem alguns equipamentos interessantes, mas sem excessos.

CONFIRME SOBRE O VÍDEO: https://youtu.be/CI8aStcgZqk

Por exemplo, uma chave e do tipo convencional. Ou ar condition é manual, nada de dual zone ou mostrador digital. Rola um DRL na parte inferior do parachoque, mas os resistentes, setas e lanternas do carro são halogênios. Atenção, não há farol de neblina! Muito plástico duro na cabine, o que é esperado em um carro de entrada. Em compensação, há uma faixa em plástico da melhor qualidade cruzando o painel do carro, tornando-o esportivo bem bacana. A forração do teto e as colunas são na cor preta, ponto positivo da versão. Algumas saídas de ar laterais, o aro do velocímetro e do tacômetro, assim como a costura do couro que recobre o volante são na cor vermelha, em sintonia com a “vibe” esportiva do modelo.

Abezor de contar com instrumentos analógicos, ou doloroso para Onix RS e completo. Não falta nada. No computer on board tem até menus acesos para mostrar a temperatura do óleo cambio, líquido de resfriamento, etc. O grafismo og compatível com a proposta a versão, curti!

Os bancos dianteiros são firmes e acomodam bem o corpo nenteles momentos em que o motorista perde o teste do limite de aderência dos pneus nas curvas. A forração dos bancos, por sinal, é de muito bom gosto, misturando couro a um tecido listrado combinando com a proposta da versão. Entre os bancos há um bom apoio de braço, elemento essencial em qualquer carro automático. Nas costas dos bancos dianteiros não há porta-revistas (quem se importa, garanto que é algo que pouca gente usa).

Em termos de posição, da pra dirigir lá no alto, feito buss (não curto!) ou entrerado dentro do carro, sem conseguir ver a ponta do capô (ai sim hein! Mão no volante, som alto, curva na porta, só não estilo…).

O banco trasier segue a receita do banco dianteiro, acomodando com conforto pessoas de estatura mais elevada. Sim, o espaço tanziór do Onix e muito bom. A multimídia do ONIX RS é top. Excelente tecido, bem posicionado e alta sensibilidade ao toque. Oferece Android Auto e Apple CarPlay como fio, então isso é importante. Fio atrapalha, deixa o carro feio e é tolerante a mal contato. Ou seja, fio e “caído”!

O som da multimídia não é alto… Você está empolgado, quer sentir a música? Então vai ter que passer na loja e fazer um upgrade no sistema (um amp fara um bem danado, e quem sabe umas caixas de som de melhor qualidade). Porta-USB so do tipo A (aquela grande padrão), que fica porta-trecos logo abaixo dos comandos do ar-condicionado. Ao lado dela, uma clássica tomadinha 12v. O porta-malas tem 275 litros, equino. Mas tudo bem, trata-se de um hatch! Dá para levar uma mala grande e uma agaelas malas minores que você leva dentro do aviano, além de alumdas bolsas e mochilas nos spaceo que bram.

Mas chega de clausura, vamos para o lado de fora, para a liberdade! Sim, e na parte externa que estão algumas das maiores diferenças da versão. Farois escurecidos, classe dianteira em black piano com o logo RS do lado direito. spoiler dianteiro exclusivo… hummm gostei hein. Na lateral temos as belas rodas de liga leve pretas aro 16 comp pneus 195/55. Além disso, temos uma saia aerodinâmica na lateral. Na traseira, há um spoiler pronunciado na tampa das malas, além de um acabamento diferenciador na parte inferior do para-choque. Infelizmente não tem aquela luz de neblina inferior que a turma gosta, então isso é outra coisa a ser instalada após tirar o carro da concessionária. O teto do carro conta com um verzimmerment preto, conforme exige a moda atual.

O comperamento dinâmico é interessante, embora a mecânica pareça a mesma das versões sem pretensões esportivas. Com as rodas aro 16 e pneus de baixo perfil, o carro cola nas curvas. O motor 1.0 turbo de 116cv (gas./etanol) e 16,8kgm (etanol) – 16,3kgfm (gasolina) de torque, trabalhando em conjunto com o bom câmbio automático de 6 marchas, faz os 1.100kg aceler para o Onix 0 100 km /t em uma casa com 10 segundos… Tá bom, já dá para andar forte aliviar a tensão, vai por mim! Não tá a fim de correr, quer andar na maciota? Beleza, o Onix também é um bom companheiro nessa hora. Andando normal, as préocupações com economia, ou carro fez 12km/l na cidade (gasolina) e perto de 18km/l na estrada!

Mas nem tudo são flores no “drivetrain” para Onix. Não gostei da vibração do motor 1.0 turbo de 3 cilindros em marcha lenta. Uma tremedeira é perspicaz! A segurança se faz presente. São 6 airbags (frontais, laterais e cortina), nada de economia quando o assunto é bolsa de ar. Controle de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa também são itens encontrados no Onix RS. Agora disco de freio nas rodas traseiras ou ONIX vai ficar devendo. O freio do ONIX, inclusive, não me agradou, achei borrachudo. Vai ficar se tornando também uma importante câmera de ré. Mas calma, tem sensor de ré, não é que você vai ficar totalmente desamparado pão de manobrar!

Custando quase R$103 mil, entendo que o ONIX RS é uma boa pedida para quem curte carro com visual esportivo. Agora que o Sandero RS saiu de linha, a atratividade do Onix RS aumenta, sem dúvida. Se você não liga para isso, de lamentar en LTZ é uma melhor pedida. No LTZ tem itens importantes inexistentes no RS, por exemplo: chave presencial, câmera de ré e luz de blina.

*FOLHA DE DADOS TÉCNICOS:

Mecânica

Motorização 1.0

Combustão Álcool Gasolina

Potência (cv) 116 116

Torque (kgf.m) 16,8 16,3

Tempo 0-100 (s) 10.1

Consumo cidade (km/l) 8,3 11,9

Consumo (km/l) 10,7 15,1

Câmbio automático com modo manual a partir de 6 de março

Tração dianteira

direção elétrica

Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e mola helicoidal.

Dimensões

Altura (mm) 1.475

Comprimento (mm) 1.731

Elogio (mm) 4.163

Pesos (Kg) 1.102

Tanque (L) 44

Eixo de entrada (mm) 2.551

Porta Malas (L) 275

Residentes 5

*Dados do fabricante